Seja alguém do trabalho, um velho amigo ou até mesmo seu namorado, nunca é fácil lidar com uma pessoa fria.
Até a “melhor” pessoa de coração frio pode ser uma grande dor de cabeça, e aprender como conviver com ela é algo que você tem que fazer se você não quiser excluí-la da sua vida.
Então como você pode ter certeza de que uma pessoa difícil com quem você está lidando é realmente “fria?”
Neste guia vou discutir as 19 características mais marcantes de uma pessoa fria, ajudando você a entender a vida do ponto de vista dela e o que exatamente os torna tão frios.
Depois disso, falaremos sobre como você pode lidar com eles.
1. Eles Não Perguntam Sobre Você
Uma das primeiras coisas que você vai notar sobre uma pessoa fria é que ela não parece realmente interessada em você.
Tudo o que eles sabem sobre você é composto de coisas que você lhes contou de boa vontade, sem nenhuma das sugestões sociais usuais.
Quando você para de falar sobre você eles param de saber mais sobre quem você é.
Não importa se você é apenas uma conhecida, uma amiga de infância ou seu namorado(a) ou namorado/namorada – eles não vão perguntar para você sobre você.
Eles não vão perguntar sobre seu dia, seu trabalho ou mesmo sobre sua mãe doente no hospital.
E nem sempre é porque eles não se importam; mesmo que eles se importem, pode ser só porque a ideia de perguntar para você sobre o seu dia nunca passou pela cabeça deles.
As pessoas frias não têm os mesmos sinais sociais naturalmente instintivos que as outras pessoas, e cada atitude socialmente positiva que realizam é algo que precisa ser forçado.
2. Eles Não Têm Bons Relacionamentos
Uma boa forma de saber se uma pessoa tem o coração frio é olhar o passado deles e ver seu histórico de relacionamentos anteriores, seja com amigos, familiares ou ex-companheiros.
Para nós normalmente, os relacionamentos surgem naturalmente, mas isso não significa que sejam sempre fáceis.
Relacionamentos dão trabalho, e muitas vezes é um trabalho que as pessoas frias não querem fazer.
Todas nós entendemos o valor e a importância de ter bons relacionamentos em nossas vidas e, portanto, nós entendemos por que nós precisamos nos esforçar para manter esses relacionamentos e manter eles vivos.
Quando se trata de pessoas de coração frio, relacionamentos que começam a exigir muito esforço para serem mantidos são abandonados, não importa quão forte esse vínculo possa ter sido.
Sinais óbvios disso são quando uma pessoa parece não ter velhos amigos ou descreve todos os seus ex-casais como loucos ou psicopatas.
3. Sexo Nunca Parece Nada Além De Sexo
Estar em um relacionamento com uma pessoa fria nunca é fácil.
Mesmo que eles amem sinceramente você (e você sabe que amam), eles não vão mostrar os sinais usuais que nós associamos ao amor, e um dos principais sinais é por meio do sexo.
Quando você dorme com alguém que você ama e que também te ama é mais do que apenas o ato físico do sexo.
É emocional e atencioso no nível mais profundo de conexão.
É a pura diferença entre fazer sexo e fazer amor, e é um tipo de momento que você só pode sentir com alguém com quem você realmente se sente ligado.
Só que muito raramente o sexo com uma pessoa fria vai ser mais do que atividade física, não importa quão excelente ou selvagem esse sexo possa ser.
Sempre vai parecer que está faltando alguma coisa, seja por algo que eles fazem (ou não fazem) ou apenas pelo jeito que parece.
Talvez eles não gostem de acariciar e rir com você depois ou talvez as atitudes deles pareçam tão rotineiras.
4. Eles Gostam De Estar No Controle
Interagir com as pessoas geralmente significa manter todos felizes; ninguém acorda de manhã pensando consigo mesmo:
“Eu quero fazer com que todos perto de mim sejam infelizes !”
E quando nós nos encontramos em situações em que nós temos que estar no comando de outras pessoas, isso pode ser estressante ou desafiador, porque nós estamos sempre nos perguntando coisas como:
- “Está todo mundo bem com o que nós estamos fazendo?”Ou:
“Está todo mundo feliz agora?”
Mas pessoas frias não têm esse problema.
Eles se dão bem quando estão no controle total das situações porque não pensam nos desejos, necessidades e emoções das pessoas próximas.
Eles saem com outras pessoas como ferramentas e nada mais, permitindo-lhes ser o tipo de líder implacável que faz as coisas, não importa o custo.
Isso pode levar a organizações ou relacionamentos eficientes e eficazes, repletos de pessoas que sentem que sacrificaram a felicidade deles e a estabilidade emocional por uma única pessoa.
5. Eles Não Sabem Ter Empatia Pelos Outros
Pense na última vez que você chorou durante um filme ou a última vez que um livro ou uma música fez você prender a respiração, só pelo quanto isso emocionou você.
A gente tem essa habilidade inata de sentir pelas pessoas ao nosso redor, mesmo que seja apenas uma história de ficção ou uma peça musical.
Isso é conhecido como empatia ou o ato de nos colocarmos no lugar de outra pessoa para sentir sua dor e compreendê-la.
Pessoas frias têm níveis variados no que diz respeito à falta de empatia, com algumas tendo um pouco menos de empatia do que todas as outras, e outras não tendo absolutamente nenhuma empatia.
E isso pode ser algo assustador; a empatia nos mantém com os pés no chão, nos mantém conectadas uns aos outros com linhas invisíveis que nós não cruzaremos porque nós não queremos machucar aqueles ao nosso redor.
Só que sem a capacidade de sentir a dor de outras pessoas, pode ser mais fácil infligir essa dor porque nós simplesmente não nos importamos com isso.
6. Eles São Manipuladores E Destrutivos
Todas nós temos impulsos que nós ignoramos porque agir de acordo com eles significaria que nós teríamos que enfrentar as consequências do que fizemos.
Às vezes nós só queremos gritar com um amigo ou parente que fez algo errado com a gente; outras vezes, nós gostaríamos que nós pudéssemos terminar um relacionamento naquele momento, sem nos preocupar com os abalos sociais.
Para as pessoas frias, pesar as consequências de atitudes imorais não é um grande problema.
Como não veem valor nas outras pessoas (e no relacionamento com outras pessoas), não veem problema em machucar ou manipular pessoas próximas.
Isso pode levar a casos em que eles podem tentar recrutar você para fazer coisas imorais, tentando convencer você de que não é grande coisa.
Isso também leva a situações em que muitas vezes arruínam relacionamentos, sacrificando relacionamentos e vínculos de longo prazo em troca de ganhos de curto prazo.
Porque por que eles deveriam tentar proteger a santidade dos vínculos deles quando, em primeiro lugar, nem se importam com eles?
7. Eles São Independentes
Apesar de haver várias desvantagens em ser uma pessoa naturalmente fria, isso nem sempre torna a pessoa má.
Uma característica positiva de ser fria é a independência natural que a maioria das outras pessoas pode não ter.
Enquanto outras crianças crescem contando com as amizades que constroem com pessoas próximas, as pessoas frias crescem aprendendo a se manterem felizes e satisfeitas.
Eles encontram dentro de si uma força individual, porque passam o tempo deles aprendendo a navegar pelo mundo e por todos os seus desafios sem pedir ajuda aos outros.
Isso dá-lhes um sentido de independência e competência natural, permitindo-lhes sobreviver e até prosperar sem os laços sociais habituais de que outras pessoas necessitam.
Isso pode dificultar o relacionamento com eles, porque você como namorada sempre vai estar se perguntando: como posso fazer com que eles precisem de mim?
A verdade é que eles não precisam de você e o relacionamento precisa ser construído com base em algo mais do que apenas uma necessidade básica.
8. Eles Não Confiam Nos Outros
É natural que uma pessoa fria acabe tendo uma desconfiança inerente às outras pessoas.
Eles veem o pior nas pessoas próximas, acreditando que as outras pessoas são tão naturalmente pouco empáticas e egocêntricas quanto elas, e acham difícil imaginar pessoas que não pensam como elas.
Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas frias não têm muitas amizades íntimas ou relacionamentos românticos, porque é preciso muita paciência para superar seu exterior frio e duro.
E funciona como um efeito de bola de neve – quanto menos interação humana experimentam, mais difícil se torna confiar nas pessoas, o que leva a ainda menos interação humana.
É por isso que as pessoas frias precisam trabalhar ativamente para se relacionarem com os outros, enquanto para outras pessoas isso pode ser uma coisa natural.
9. Eles Acham Que Outras Pessoas São Apenas Sensíveis
Todas nós vemos o mundo de maneira diferente.
A gente tem padrões diferentes, códigos morais diferentes, limites diferentes que nós escolhemos cruzar ou não.
Como as pessoas frias não têm a empatia que é natural para a maioria das pessoas, não têm o mesmo nível de sensibilidade para com as necessidades e sentimentos das pessoas próximas.
Eles não conseguem sentir a dor e os problemas das outras pessoas, então, em vez de tentar imaginar o que as outras pessoas podem estar sentindo, tentam imaginar o que sentiriam se estivessem vivenciando as mesmas coisas.
E se não acharem que isso é um problema, não vão entender por que é um problema para mais ninguém.
Isso faz com que as pessoas frias pensem que todo mundo acabou de se tornar um bebê sensível.
Eles não entendem como processar emoções e sensibilidades que não são naturais para eles e, juntamente com a desconfiança inerente às pessoas próximas, pensam que as outras pessoas estão apenas reagindo de forma exagerada ou sendo excessivamente sensíveis quando dizem que estão magoadas ou magoadas.
Dor.
10. Eles Nunca Se Desculpam
Pessoas de coração frio raramente pedem desculpas por alguma coisa.
Quer eles tenham magoado seus sentimentos ou cometido uma gafe, simplesmente não tem como ouvir “Eu sinto muito” ou “Que pena” das suas bocas.
A sua aversão a desculpas nem sempre é premeditada: por vezes as pessoas de coração frio não compreendem como e quando magoaram os outros.
Com a sua incapacidade de se conectar com outras pessoas, é muito difícil para eles perceberem como podem estar ofendendo ou magoando pessoas próximas.
Na maioria das vezes, você tem que dizer a eles que estão fazendo algo errado antes que eles próprios percebam.
Por outro lado, algumas pessoas frias simplesmente não se importam.
Mesmo depois de terem sido chamados por fazer algo insensível, eles vão continuar avançando e fingindo que isso nunca aconteceu.
A total falta de empatia e o ego elevado são combinações perfeitas para uma pessoa fria e sem remorso.
11. Eles Preferem Falar Por Mensagem De Texto Ou E-mail Do Que Pessoalmente Ou Por Celular
Pessoas emocionalmente distantes vão fazer tudo ao seu alcance para evitar qualquer tipo de intimidade, mesmo que seja tão pequena quanto conversar pessoalmente.
Eles vão evitar situações em que tenham que ser emocionalmente vulneráveis, no menor sentido.
Mensagens e e-mails são com certeza modos de comunicação mais retraídos e não exigem tanto esforço quanto atender uma ligação ou conhecer alguém pessoalmente.
Se você tem um amigo frio, você vai notar que eles reagendam o tempo todo as interações cara a cara e preferem conversar no chat.
Até mesmo atender uma ligação está fora de questão para eles.
Só a ideia de passar um tempo com alguém, ser colocada em situação difícil e ser mais “aberta” é o suficiente para fazê-la sumir do mapa.
E também não é algo pessoal: eles apenas preferem ter sua bolha física e mental só para si.
12. Eles São Egoístas E Egocêntricos
Indivíduos de coração frio não têm facilidade em conversar com outras pessoas, muito menos em ver a vida no lugar de outra pessoa.
Isso se traduz em uma predisposição mais egocêntrica para os relacionamentos.
Falar com eles é difícil porque eles sempre tendem a recorrer ao “eu, eu, eu”.
Eles não são curiosos nem nem um pouco interessados nas outras pessoas.
Às vezes, isso se traduz em um comportamento mais agressivo.
Pessoas egocêntricas podem facilmente tornar-se egoístas e competitivas, o que pode, coincidentemente, gerar uma resposta antagônica.
No cerne da personalidade deles, as pessoas de coração frio simplesmente não se importam com as coisas fora da sua bolha, o que as faz referir-se mais a como se sentem do que a como os outros podem estar se sentindo.
13. Eles Não Gostam De Ser Consolados
É fácil confundir a independência deles com arrogância quando, na realidade, a maioria das pessoas frias simplesmente prefere não compartilhar os sentimentos deles.
E não é porque não confiam nos amigos deles e na família; eles apenas preferem manter as coisas para si.
Pode ser frustrante tentar se conectar com uma pessoa fria porque ela nem quer deixar você entrar.
Você obviamente sabe quando ela está triste, ansiosa ou cansada, mas ela nunca parece pedir nada ajuda.
Cada vez que você entra em contato, eles acabam agindo de forma mais indiferente perto de você.
Não é muito pessoal.
Pessoas frias têm um extremo senso de independência.
Eles preferem não preocupar os outros com seus problemas e preferem passar o tempo sozinhos procurando soluções.
A melhor maneira de confortar uma pessoa fria é deixar ela saber que você está aberta para conversar onde quiser.
Eles provavelmente nunca vão aceitar a oferta de você, mas é o pensamento que conta.
14. Eles Odeiam Ter Que Explicar Como Se Sentem
Personalidade indiferente, indiferente e potencialmente egoísta os coloca em situações embaraçosas em que precisam explicar suas intenções para provar que, afinal, não são tão ruins.
Abrir-se, ser vulnerável e falar sobre emoções não é realmente uma área onde pessoas frias brilham.
A maioria prefere esconder as emoções deles em um baú, para serem enterrados em uma caverna profunda e escura, para nunca mais serem recuperados.
Pessoas que cresceram emocionalmente distantes às vezes podem achar que falar sobre emoções é inútil.
Eles preferem encontrar soluções para os problemas e analisar as situações objetivamente.
Você está apenas perdendo tempo persuadindo-os a sair porque eles estão decididos a manter a porta fechada.
Eles não perdem tempo pensando em como as circunstâncias os afetam; eles querem ir direto à solução, custe o que custar.
Explicar os pensamentos deles para outras pessoas acaba parecendo um fardo incrível porque as emoções são bastante diretas na cabeça deles.
Falar sobre emoções muitas vezes parece mais um fardo social do que uma necessidade.
Por causa disso, eles podem parecer um pouco pouco cooperativos.
15. Eles Não Se Importam Com O Que As Outras Pessoas Pensam Deles
Tem um lado bom e um lado ruim em ser indiferente ao que as outras pessoas pensam de você.
Ó
O lado positivo é que isso confere às pessoas frias um tipo de confiança que outras normalmente não têm.
Isso ocorre porque eles não ficam o tempo todo olhando por cima dos ombros deles e se perguntando o que todo mundo está pensando, o que lhes permite potencialmente conquistar mais na vida e se concentrar nas coisas que desejam fazer.
Pessoas frias certamente não agradam; eles estão mais interessados em pegar o jeito deles e atender as necessidades deles.
Por outro lado, isso também pode levar a algumas tendências psicóticas.
Indivíduos emocionalmente distantes e com falta de empatia tendem a ser insensíveis, grosseiros e arrogantes.
A pior parte é que eles podem nem saber ou confessar por causa do pouco que se importam.
Eles vivem na sua própria bolha e estão convencidos de que tudo o que precisam no mundo são eles mesmos e mais ninguém.
16. Eles Têm Muitos Segredos
Você já teve a sensação de que simplesmente não conhece uma pessoa tanto quanto ela conhece você?
Pessoas frias podem ser muito abertas e egocêntricas ou absolutamente misteriosas sobre quem são.
Você pode ser uma boa amiga de uma pessoa fria e passar anos sem saber nada pessoal sobre ela.
Mesmo quando você tenta excluir aquele exterior gelado, acaba tendo mais e mais camadas para trabalhar.
Você os atrai com histórias e tentativas de se aproximar, mas na verdade acaba revelando mais sobre você mais do que eles.
17. Eles Não Se Importam Com O Seu Tempo
Você está sempre aparecendo “cedo” e o tempo todo inventando desculpas em nome deles.
Eles não parecem ter nenhum problema em fazer você esperar 30 minutos por um “almoço rápido”.
Ser emocionalmente distante pode se manifestar em outras situações sociais.
Como nós mencionamos, ser uma com frio geralmente pode significar ter pouca ou nenhuma empatia.
Isso torna difícil para as pessoas emocionalmente indisponíveis ver como as atitudes deles podem estar afetando os outros, incluindo o atraso, por exemplo.
O resultado?
Você está o tempo todo esperando por eles e se sentindo mal consigo mesma o tempo todo eles podem não ter a menor ideia do que estão fazendo.
18. Eles Se Sentem Distantes
Pessoas frias simplesmente se sentem… distantes, tanto física quanto emocionalmente.
Eles emitem a vibe “lá, mas não realmente lá”.
Você pode estar falando sobre algo completamente importante e você vai notar que eles se afastam durante a conversa.
Mesmo que eles estivessem prestando atenção, você pode ver nos olhos deles que eles não estão realmente se conectando com o que você está dizendo.
Conectar-se com os emocionalmente indisponíveis às vezes pode parecer impotente, porque eles têm a tendência de voltar à bolha em vez de tirar a cabeça deles dela.
Quanto mais você os influencia, mais eles simplesmente se refugiam no espaço seguro que criaram para si mesmas.
Também não é fácil namorar um.
Mesmo que você tenha momentos íntimos, você sente que tem um grande pedaço dessa pessoa que você nunca vai desbloquear.
Você nunca vai se sentir realmente conectada.
Às vezes parece que você está falando com uma pessoa do que com uma pessoa real.
19. Eles Não Querem Ter Uma Família
No final das contas, as pessoas que estão emocionalmente indisponíveis só querem ficar sozinhas.
Eles podem ter amigos e familiares, mas sempre escolheriam a solidão no final das contas.
Dessa forma, você raramente vai encontrar pessoas frias sonhando em ter uma família e criar filhos.
Essas duas coisas exigem vulnerabilidade e comprometimento emocional – duas coisas que a maioria das pessoas frias não está disposta a sacrificar.
Para eles, ter companheiros para toda a vida pode parecer mais uma pressão social do que algo que desejam e anseiam inatamente.
Como Lidar Com Uma Pessoa Fria: 4 Dicas Rápidas
Então agora que você estabeleceu que você está lidando com uma pessoa fria, a pergunta é:
Como poder aprender a lidar com eles de maneira eficaz?
Não é exatamente fácil de responder.
Afinal, para lidar com eles, você vai ter que se comunicar com eles.
E comunicar-se com uma pessoa fria nunca é divertido (pelo menos nos estágios iniciais).
Então, aqui estão algumas dicas rápidas para te ajudar a se comunicar com uma pessoa fria:
1. Entenda A Pessoa
Primeiro, é importante perceber que muitas pessoas frias e distantes agem dessa forma devido à forma como foram criadas.
Por exemplo, eles podem ter sido afastados pelos pais deles quando eram mais jovens, e a mágoa dessa experiência faz com que se protejam emocionalmente.
Na maioria das vezes, é necessária uma longa vida de sofrimento, dor e simplesmente azar para se tornar uma pessoa fria.
Talvez eles tenham sido traídos recentemente quando pensaram que eram apenas levando a sério o relacionamento deles.
Seja lá o que for ou quem quer que seja, eles só estão agindo com frieza porque estão tentando se proteger.
Afinal, eles não querem conhecer outro idiota que se aproveite deles e os trate como uma merda.
2. Dê Um Tempo
Quando se trata de uma pessoa emocionalmente fria, a pior coisa que você pode fazer é entrar na cara deles e exigir que falem com você.
A verdade é:
Uma pessoa fria é fria porque não confia nos outros.
Se você os incomoda e fala com eles quando eles não querem que falem com eles, então eles vão ficar ainda mais frios.
Eu vi isso acontecer toda vez.
Exigir que eles prestem atenção em você significa simplesmente que eles não vão respeitar você e vão achar você chata.
Em vez disso, você vai precisar adotar uma abordagem mais lenta.
O que isso significa?
Isso significa que construir confiança e rapport com uma pessoa fria leva tempo.
Se você está lidando com um colega de trabalho frio, comece tendo conversas de 30 segundos (uma pergunta) e, uma semana depois, passe para um minuto (2 perguntas) e assim por diante.
Eventualmente, eles vão começar a confiar em você e, depois que confiarem em você, vão começar a se abrir com você.
3. Seja Você Mesma
Se você tentar agir como outra pessoa para impressionar a pessoa fria com quem você está lidando, isso só vai piorar a situação.
Você pode pensar que você está se comportando de uma maneira que eles vão responder, mas se você estiver se comportando de maneira não autêntica, então os alarmes vão começar a soar na mente da pessoa fria.
Afinal, um dos principais motivos pelos quais as pessoas agem com frieza é evitar que se aproxime de manipuladores e de pessoas que os vão considerar garantidos.
Se você está se comportando de maneira falsa, então você está se comportando exatamente como uma pessoa que está tentando evitar.
Então relaxe seja você mesma.
Quanto mais você for você mesma perto deles, maior vai ser a probabilidade de eles conseguirem relaxar e, eventualmente, confiar em você o suficiente para se abrirem com você.
4. Acima De Tudo, Evite Ser Uma Moça Agressiva
Quando se trata de uma pessoa emocionalmente fria, é possível que quanto mais você pressiona, mais fria ela vai se tornar.
Forçá-los a compartilhar os sentimentos deles ou a se abrirem sobre a vida deles, vai fazer com que eles se afastem e confiem menos em você.
Uma pessoa fria está agindo com frieza por um motivo.
E esse motivo geralmente se resume à confiança.
Você realmente acha que eles vão confiar em você de repente se você começar a agir de forma agressiva?
Você precisa resolver a questão da confiança primeiro.
Construa rapport.
Conheça-os.
E o mais importante, não os julgue.
Apenas deixe eles serem eles mesmos e abrace-os como eles são.
Depois disso, você pode começar a fazer perguntas quando se sentir mais confortável.
Se você descobrir que a pessoa fria com quem você está lidando simplesmente não se abre com você, não importa o quanto você tente, então você vai ter que procurar outras respostas.
Pense em maneiras pelas quais você pode construir o rapport.
Que interesses eles têm?
Faça eles falar sobre algo pelo qual são apaixonados.
Depois que eles se abrirem um pouco, você vai poder passar para assuntos mais delicados com o passar do tempo.