Você pode parar de pensar em alguém concentrando-se de novo em si mesma mantendo distância e explorando por que você não consegue tirá-lo da cabeça.
Compartilhar no pinterest não conseguir parar de pensar em alguém pode sinalizar que sua saúde emocional precisa de atenção. (Maria Manco/Stocksy United)
Quer você tenha acabado de sair de um relacionamento ou esteja experimentando um amor não correspondido, aprender como parar de pensar em alguém pode parecer impossível, mas não é.
Pensar em alguém por quem você tem sentimentos, especialmente alguém com quem você teve um relacionamento, é natural, explica Angela Sitka, uma terapeuta matrimonial e familiar licenciada de Santa Rosa, Califórnia.
Se esses pensamentos controlam sua vida diária e influenciam seus comportamentos, porém, você pode querer ter a intenção de tirar essa pessoa da cabeça.
“Alguns sinais de alerta de que você pode precisar de algum apoio extra [para conseguir alguém] é fazer tentativas (indesejadas) de divulgação, encontrar o tempo todo maneiras de trazer eles à tona em conversas não relacionadas ou olhar excessivamente para [suas] fotos antigas e redes sociais”.
Se este for o seu caso, você pode parar de pensar naquela pessoa:
- Gastar tempo cuidando de si mesmo
- Concentrando-se na escola ou na sua carreira
- Oferecendo seu tempo para uma causa preferencial
- Praticando técnicas de relaxamento
- Investindo em outros relacionamentos
Além do acima exposto, essas dicas também podem te ajudar:
É natural pensar em alguém que você ama ou em um ex-namorado, especialmente se você teve um relacionamento recente.
Porém, o tempo normalmente diminui a frequência desses pensamentos e emoções.
Porém, se você sente que você tentou parar e não conseguiu, você pode estar lidando com pensamentos intrusivos.
São imagens e pensamentos indesejados e angustiantes que continuam surgindo na sua cabeça e que você pode achar difícil de controlar.
Muitas vezes, pensar cada vez mais nas mesmas coisas pode ser coisa relacionada ao estresse.
Às vezes, porém, pode ser um sintoma clínico de um problema de saúde mental.
Ter pensamentos recorrentes sobre alguém e não conseguir parar quando quiser não significa imediatamente que você tem um problema de saúde mental.
Porém, você pode querer explorar essa possível causa com um profissional de saúde mental se você sentir que esses pensamentos estão causando sofrimento.
Algumas possíveis condições de saúde mental associadas a pensamentos ou ruminações incontroláveis incluem:
- Depressão
- Transtornos de ansiedade
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Seu estilo de apego também pode ter um papel a desempenhar se você não consegue parar de pensar em alguém, especialmente se esta não for a primeira vez que isso acontece.
Uma pesquisa de 2014 descobriu que a ruminação em relacionamentos íntimos era mais comum entre pessoas com um estilo de apego ansioso do que entre aquelas com apegos seguros.
Em alguns casos, traumas passados também podem impactar seus relacionamentos adultos e como você vivencia o amor.
Um possível sinal disso pode ser se apegando a alguém que você não pode ter ou um ex-namorado que não ama mais você.
“Você pode estar tendo dificuldades com problemas de confiança depois de ser traída ou se apegar a traumas do passado que estão inibindo você de uma conexão verdadeira com um namorado romântico disponível”.
Diz Sitka.
Como manter distância emocional e mental
“Explore seu amor por essa pessoa por meio da terapia”.
Sugere Lexi Joondeph-breidbart, uma assistente social licenciada em São Paulo.
Joondeph-breidbart indica que um terapeuta vai identificar padrões de amor não correspondido para te ajudar a interromper o ciclo, abordando preocupações subjacentes.
- “A terapia também pode te ajudar a explorar por que isso continua acontecendo ou por que está acontecendo agora e incentivar você a processar as emoções que vêm com o amor não correspondido”.
Aprender como parar de pensar em alguém pode ser um desafio se você sempre se lembra dessa pessoa.
Como excluir lembretes
“Atualmente, as redes sociais são um grande gatilho para as pessoas”,
Precauções Joondeph-breibart.
“Silencie ou bloqueie essa pessoa, oculte ou remova o histórico de bate-papo e coloque em uma caixa coisas que lembrem você dela”.
Se você compartilha espaço com essa pessoa, como em um ambiente de trabalho, ajustes de horário, mudança de escritório ou mudanças de departamento podem parecer drásticos, mas podem ser necessários se você quiser tirá-los da cabeça.
Sitka diz que não é incomum que o amor não correspondido envolva fantasias detalhadas sobre a parte desinteressada.
Você pode ter imaginado seu relacionamento com essa pessoa, por exemplo ou ter planejado onde você vai morar, quantos filhos você vai ter e como você vai dar a esses filhos.
Você também pode fantasiar sobre eles entrando em contato com você ou sobre cenários em que vocês podem se encontrar.
Essas fantasias podem tornar mais difícil parar de pensar nelas.
Como interromper sua fantasia com a realidade
“É importante lembrar que embora nossa imaginação possa ter criado uma imagem idealizada dessa pessoa como nosso namorado perfeito, isso não é realidade”,
Sitka explica.
Ela recomenda resolver uma questão para ajudar a tirar dos ciclos de fantasia:
“Como ele poderia ser seu namorado perfeito quando uma das qualidades mais importantes do seu namorado perfeito deveria ser o fato de ele estar disponível e interessado em ser seu namorado?”
Escrever essa pergunta em um diário ou ter um lembrete visual em uma nota pode ajudar a trazê-la à mente quando você não consegue parar de pensar em alguém.
É natural quando alguém tem interesse em se sentir atraído pelas coisas pelas quais é apaixonado, talvez até sentindo como se você também fosse apaixonada por essas coisas.
“De repente, você está ouvindo suas bandas favoritas, vestindo a camisa dos seus times esportivos favoritos e fazendo postagens nas redes sociais sobre qualquer coisa que você acha que pode atrair o interesse deles”.
Diz Sitka.
Só que focar no que eles podem gostar pode impedir que você se envolva naquilo que você é apaixonada.
Como refocar
- “Seja retornar a um hobby anterior ou adquirir um novo, mostrando a si mesmo que existem outras coisas fora dessa pessoa que trazem felicidade, vai te ajudar sinta-se menos dependente dela”.
Diz Joondeph-breidbart.
Se você não sabe por onde começar, você pode começar listando quais eram suas paixões e hobbies antes de você se interessar por aquela pessoa.
Reservar um tempo diário ou semanal para explorar essa lista pode ajudar a reintroduzir você nos hobbies, interesses e eventos que são importantes para você.
“Às vezes, os sentimentos por uma pessoa são tão fortes que nós precisamos de um caminho para liberar esses sentimentos de nosso corpo e mente para realmente seguir em frente”.
Sitka indica.
Como lamentar a fantasia e seguir em frente
Para muitas pessoas, Sitka diz que esta liberação emocional é uma forma de luto e resposta à rejeição.
É um processo que pode ser diferente para cada pessoa.
“Você pode precisar se permitir algumas lágrimas, gritar em um travesseiro ou escrever uma longa carta para seu crush dizendo todas as coisas que você nunca diria para o rosto deles, e depois disso destruir o carta”.
Diz Sitka.
Expressar suas emoções em um espaço seguro pode ajudá-la a encontrar alívio e paz de espírito.
Muitas vezes, explica Sitka:
“Amor”
Não é o que você está experimentando quando você não consegue parar de pensar em alguém, especialmente se você mal a conhece.
“Os sentimentos que nós podemos desenvolver por um amor não correspondido podem ser bastante intensos, mas é diferente do amor verdadeiro”.
Ela diz.
“As paixões unilaterais nunca podem evoluir para amor porque o amor verdadeiro exige uma conexão com a pessoa real”.
Isso não significa que o amor unilateral seja impossível.
Você pode amar alguém que você conhece profundamente, mesmo que essa pessoa não sinta o mesmo por você.
Se o seu amor é baseado na realidade de quem a outra pessoa é, e não em uma imagem ideal que você construiu na sua cabeça, provavelmente é amor verdadeiro.
Porém, se esse amor verdadeiro não for correspondido, você pode estar se machucando ao pensar neles o tempo todo.
Pode ser importante encontrar uma maneira de parar de focar seu coração e mente nessa pessoa e se abrir para a possibilidade de encontrar alguém que sinta o mesmo por você.
Aprender a parar de pensar em alguém não é fácil.
Muitas vezes exige processos de reflexão, distanciamento deliberado e liberação emocional.
Apesar de pensar o tempo todo em alguém poder ser natural, especialmente depois do relacionamento, se seus pensamentos não são bem-vindos ou prejudicam sua vida diária, você pode se beneficiar conversando com um profissional de saúde mental.