Quando você ainda está se agarrando a qualquer coisa depois do fim do relacionamento
‘Eu sei que nós tivemos nossos altos e baixos, mas como alguém pode ser tão frio a ponto de simplesmente ir embora e nunca mais olhar para trás.
Certamente eles devem sentir minha falta às vezes…’
Bem-vindo à mente de Narciso!
Onde suas experiências anteriores não contam da mesma forma que contam nas suas e onde inclusive os momentos mais conectados não são mais acessíveis à sua psique.
O primeiro conselho que eu vai te dar é isso:
Não tente aplicar sua própria lógica ou conhecimento das emoções ao tentar entender o modo de raciocínio do narcisista.
Você vai se enganar todas as vezes!
Contexto: quem mantém um relacionamento com um narcisista em primeiro lugar?(Eu me vou referir ao narcisista neste guia como ‘ele’, mas esta situação não é específica de gênero!)
A maioria das pessoas que eu acabo vendo em terapia e que atualmente são ou têm um relacionamento anterior com narcisistas, têm algumas características em comum.
Eles têm grande empatia, disposição para ver o que tem de bom nas pessoas e uma tremenda capacidade de amor e generosidade.
Isso faz eles são absolutamente perfeitos para relacionamentos?
De jeito nenhum.
Capaz de dar amor, sim, mas via de regra não se sai bem na proteção de si mesmo e das suas próprias necessidades.
Algo que será particularmente problemático quando se trata de uma pessoa cuja falta de empatia significa que não existem barreiras para a dor que ela causa.
Embora as pessoas empáticas não tendam a deixar um rastro de almas quebradas e destruição emocional atrás de si, sabe-se que elas acabam em relacionamentos imperfeitos que carecem de equilíbrio e também de limites.
Muitas vezes aqueles em que sofrem danos significativos à já deficiente autoestima e por causa disso; acabam se sentindo ainda mais compelidos a ficar à espreita em busca da próxima pincelada nas criações dolorosas do namorado narcisista.
Para permanecer tolerante à destruição do narcisista, é necessária uma pessoa com compreensão e aceitação significativas.
Alguém que não se valoriza o suficiente para sentir que merece algo melhor ou para estabelecer limites saudáveis que esteja preparada para defender quando…